Viva os Anos 70

Novidades

Desenhos & Animes # 01 - Fantomas - o Guerreiro da Justiça



Os desenhos sempre fizeram sucesso em cada geração. E na década de 70 o desenho japonesa Fantomas fez a criançada enlouquecer com um fantasma que era um esqueleto e que tinha super poderes e ainda voava. Fantomas, o esqueleto usava uma capa vermelha e ainda tinha um bastão mágico que soltava raios e dava gargalhadas debochadas sobre seus inimigos.



Para quem não sabe o Fantomas foi um dos personagens mais conhecidos no Japão, uma espécie de herói e que até hoje é reverenciado.

Como surgiu?



Fantomas - o Guerreiro da Justiça
Fantomas - o Guerreiro da Justiça
O desenho surgiu no Japão primeiramente em histórias em quadrinhos em 1947 para divertir as crianças japonesas. Depois foi produzido o desenho pela empresa Daichi Doga e continha 52 episódios e cada episódio tinha em torno de 25 minutos.

A trama era envolvente e ao mesmo tempo sinistra e deixava a criançada toda empolgada torcendo pelo bem de Fantomas que lutava sempre contra o inimigo, o Dr. Zero que tinha quatro olhos coloridos (vermelho, azul, verde e amarelo) e de quebra, ainda soltava raios mortais, além de ter uma garra mecânica.
O desenho realmente era algo assustador, mas tinha uma leve fantasia que deixava as crianças empolgadas ao assistir o desenho Fantomas. Até hoje existem algumas controvérsias sobre o seu surgimento. Alguns afirmam que seu nome era “Ogon Batto”. E outros já dizem que o personagem nasceu em uma apresentação de teatro ambulante.

Como é o enredo?


Fantomas - o Guerreiro da Justiça
Na trama, Fantomas é um esqueleto com super poderes e foi criado no continente perdido na Atlântida. Depois de um cochilo de 10 mil anos, ele retorna para salvar a terra dos perigos impostos pelos inimigos. Há muitos anos uma expedição foi atacada pelo Doutor Zero que queria dominar a humanidade.

A garota Marie estava na expedição e somente um guerreiro pode salvar a humanidade, o Fantomas que precisa primeiro ser despertado. Com ajuda de Marie, e do Dr. Still, seu filho Terry e seu ajudante Gabi eles conseguem.

Apesar de Fantomas ser um personagem do bem que ajuda a combater o mal, alguns dos vilões que teve enfrentar como o Doutor Morte, Homem-Leão, Máscara Negra, Fantomas não tem um aspecto físico agradável. É mais assustador do que bonito, mas nem por isso deixou de agradar as crianças naquela época.
O desenho ainda é composto por personagens como: Doutor Steel, Marie, Terry, Gabi, Gorgo, além-claro do esqueleto Fantomas.

Curiosidades


  • Era exibido na década de 70 pela Rede Record;
  • O título original é traduzido como “Morcego Dourado”;
  • No desenho havia também diversos monstros e máquinas destrutivas;
  • A trilha sonora dava um ar mais sombrio para a trama; 
  • Foi exibido em diversos países, incluindo o Brasil, Itália e Austrália;

Abertura Fantomas - O Guerreiro da Justiça



Fantomas - Ep 49 - O vampiro


>

Fantomas



2 comentários:

  1. na verdade surgiu em 1930 como kamishibai, um tipo de teatro de papel, em 1947 teve um mangá pelo Tezuka, já era uma outra versão.

    ResponderExcluir
  2. Eu assistia direto no finalzinho dia 70 e início dos 80 quando eu tinha entre 8 e dez anos!! Não perdia um! 😆😆😆😆 Morria de medo do dr. Zero gritando "zeeeerooooooooo"! 😆😆😆😆 Tô com 50 anos e ainda gosto! 😆😆😆

    ResponderExcluir