Viva os Anos 70

Novidades

Programas de TV # 01 - Programa Flávio Cavalcanti: Ousadia e Sensacionalismo


Programas de entretenimento sempre derem muito certo. E na década de 70 e 80 não foi diferente. O programa Flávio Cavalcanti apresentado pelo jornalista Flávio Cavalcanti foi um dos primeiros a utilizar o canal da Embratel.



Quem é desta época vai lembrar os domingos a noite em que se sentava com toda a família para assistir a um programa que sempre apresentava uma polêmica ou discussão. Logo no início uma voz em off anunciava:

 “Entra no ar via Embratel para todo o Brasil, pela Rede Tupi de Televisão, o Programa Flávio Cavalcanti”.

Até hoje o jornalista Flávio Cavalcanti é lembrado pelo seu humor sensacionalista e ousadia que fazia em seus programas. Foi ele também um dos primeiros apresentadores a compor um corpo de jurados em um programa, o que logo depois outros programas de TV adotaram.

Como surgiu?


Programa Flávio Cavalcanti: Ousadia e Sensacionalismo
O apresentador e jornalista Flávio Cavalcanti passou pelas emissoras TV Tupi, Record e SBT. Foi com o programa que levava seu próprio nome que o apresentador conseguiu levantar a audiência de um dos programas mais vistos da TV brasileira.

O programa Flávio Cavalcanti estreou no dia 11 de março de 1973 e era ao vivo. Exibido pele TV Tupi aos domingos à noite, o programa concorria diretamente com a TV Globo que estava ao ar com o programa Fantástico.

Logo de início, era possível ver que o apresentador sempre mostrava matérias cheias de sensacionalismo como a de um homem inválido que chegou a emprestar a mulher para o vizinho. Logo na época de ditadura militar, o programa chegou a ser censurando por trinta dias.

Homem que emprestou mulher a vizinho
Depois retornou com o programa totalmente reformulado. Só que não foi a mesma coisa. Alguns anos após em 1976 saiu da TV Tupi e foi para TVS de Silvio Santos. Depois em 1982 na TV Band e posteriormente encerrando a sua carreira em 1983 na SBT onde permaneceu até morrer no dia 26/05/1986.

Muito do formato de programas atuais de hoje tem alguma coisa do Programa de Flávio Cavalcanti. Ele foi ícone, inspiração para muita gente. Ousou tanto que até hoje é lembrado com um dos melhores programas da TV brasileira.

Curiosidades


  •  Na década de 70, na TV Tupi o faturamento comercial do programa de Flávio Cavalcanti representava um terço;
  • Em quadros dentro do programa Flávio Cavalcanti escutava músicas e chegava a quebrar os discos. Um dos discos de Caetano Veloso foi quebrado ao vivo;
  • Sua fala “Nossos comerciais, por favor”, logo se tornou uma identidade de Flávio Cavalcanti, além de suas expressões, o que fez muita gente odiar ou amar o jornalista;

Roberto Carlos no Programa Flavio Cavalcanti (1973) Tv Rio.




Programa ''Flavio Cavalcante, A Grande Chance'' CEDOC Tv Tupi




Flavio Cavalcanti 01 - Emílio Santiago em 1973





2 comentários:

  1. Cheguei a assistir seu programa ao vivo na antiga TV Tupi em São Paulo. Gostava dele, um grande comunicador.

    ResponderExcluir
  2. Foi no em um dos programas do Flávio Calvacanti nos anos 70 que eu ouvi falar em Alcoólicos Anonimos o rostoda pessoa entrevistada era coberto ouvia só a voz dando o número da Caixa postal para o interessado escrever.Foi assim que eu liberei tres pessoas da minha familia nao sou alcoólatra mas sou grata a obra e quem me indicou o caminho.

    ResponderExcluir