Viva os Anos 70

Novidades

Cinema na Década de 70 # 01 - Rocky Balboa - O Garanhão Italiano



Como o personagem Rocky Balboa  ainda inspira a todos nós?




"Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto você aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e continuar tentando. É assim que se ganha."

Acho que  todos  que conhecem e admiram  a sequência de filmes Rocky, tem o  seu momento ou frase dita pelo protagonista que mais se identificam e adoram. A frase acima descrita é a minha favorita, por representar o personagem como um todo.

Rocky Balboa foi escrito por Sylvester Stallone, em  meados dos anos 70,  que após  ver uma luta do lendário lutador Muhammad Ali  ganhar depois de uma luta de 15 rounds, se inspirou para escrever o personagem. Na história, o personagem,  era um lutador medíocre, criado na Filadélfia, e que tem uma chance de se tornar  campeão mundial  e se tornar um herói nacional.

Mas  Balboa é mais que um homem durão que aguenta muita pancada, Stallone foi muito  inteligente ao construir um personagem  cujo coração é tão grande quantos os seus músculos. Um homem forte, mas ao mesmo tempo sensível,  que sensibilizou a todos com sua coragem, princípios e  por sempre buscar forças na família e  amigos.

Esse sucesso  foi tão  grande que rendeu ao  autor, que também foi diretor e protagonista do filme, o Oscar de  melhor filme  em  1976 e  também, mais cinco sequências com o mesmo título e recentemente,  atuando como coadjuvante, serviu de pano de fundo para o  filme Creed.

Nas sequências de Rocky, o personagem foi amadurecendo e lidando com problemas  da vida cotidiana, que novamente serviram de  inspiração para muitos jovens que cresceram assistindo a esses  filmes. Balboa, ao longo de sua jornada, casou-se,  teve filho , envelheceu , perdeu amigos e fortuna e até mesmo, enfrentou uma doença grave, mas o personagem sempre  nos mostrou que devemos resistir a tudo e saber ter  forças para continuar,  ou conforme o próprio Rocky diz, em cena sexto filme da série:

 “Você, eu, ninguém vai bater tão forte como a vida, mas não se trata de bater forte. Se trata de quanto você aguenta apanhar e seguir em frente, o quanto você é capaz de aguentar e continuar tentando. É assim que se consegue vencer”.

Neste sentido,  pode-se dizer que o personagem nasceu de uma inspiração vinda de um grande homem, mas que se tornou  uma inspiração a todos, deixando um legado para a história do  cinema mundial.

Para quem quiser ver o discurso mencionado no texto, segue o link:

Rocky Balboa - Discurso Inspirador Para o Filho




Rocky Balboa Tema




Rocky Balboa - Olhos de Tigre / Eyes of the Tiger







Nenhum comentário