Desenhos & Animes # 02 - Go Speed Racer, GO!
Go Speed Racer, Go!
Go Speed Racer, Go! Quem não lembra da famosa música de abertura de um desenho que marcou a geração anos 70?!
Speed Racer é o nome dado para o anime que teve sua estreia no final dos anos 60, criado por Tatsuo Yoshida, inicialmente como mangá, como é tradição lá no Japão (todos os animes antes são mangás).
GRANDE SUCESSO
Speed Racer foi daqueles gratos animes que conquistaram o público em geral, graças a sua natureza única, muito embora no Japão não é de hoje que se produz conteúdos de qualidade, porém existia um certo bloqueio para o acesso por parte do ocidente às produções Japonesas, coisa que não ocorre tanto hoje em dia devido a flexibilidade da censura.
Podemos perceber que mesmo para aquela década Speed Racer já tinha uma temática diferente dos desenhos do ocidente, é só ter como exemplo os desenhos ocidentais da Hanna Barbera.
MACH GO GO GO
Mach Go Go Go é o nome original do anime, porém ao chegar no ocidente teve seu título alterado para Speed Racer que também é o nome do personagem principal no ocidente, no Japão o nome do personagem é Go Mifune homenagem ao ator de nome Toshiro Mifune.
Mach Go Go Go tem um significado interessante, pois Mach é uma medida da velocidade do som porém a pronuncia no Japãoé Maha e Go em japonês significa 5, sendo a mesma pronúncia de "vai" em inglês, daí também os americanos criaram na abertura o Go Speed Racer Go ou Vai Speed Racer Vai.
PERSONAGENS
Speed Racer é um jovem de 18 anos que sonha em ser um grande campeão de corridas e também luta pela justiça. Ao seu lado encontra-se o Pai Pops, Trixie a namorada, Gorducho o irmão mais novo e o seu macaco Zequinha, sparks o mecânico da equipe e ainda o irmão mais velho que fugiu de casa e depois retorna como o misterioso Corredor X.
CURIOSIDADES
Speed Racer fez um secesso tão exorbitante que virou desde filme em 2008 até vários lançamento em video games, aqui no Brasil o anime foi lançado em diversas emissoras, e em épocas diferentes, como Globo em 1969 até 1972, tv Tupi em 1975 até 1979, tv Record em 1981, pela MTV em 1994, pela Cartoon Network em 1996.
Curiosamente o anime não teve grande sucesso no Japão. Não é a primeira vez que acontece de um personagem japonês fazer grande sucesso no Brasil e não tanto no país de origem, Jaspion é um exemplo disso.
Outra curiosidade é a aparência do corredor X, lembra muito um certo mutante vocês não acham?
Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do Blog HQs Clube direto no seu celular! 📲
https://whatsapp.com/channel/0029VaySgDKLSmbaF7pThf2i
Deixem suas opiniões e um grande abraço!
WILTONAULTA
Nenhum comentário