Viva os Anos 70

Novidades

Séries & Novelas # 02 - Chico City e a projeção de Chico Anysio na televisão.



É impossível falarmos de  humor no Brasil, sem nos lembrarmos do  grande mestre Chico Anysio. O humorista nasceu  no  dia 12 de abril de 1931 em Maranguape, no Ceará e faleceu em  23 de março de 2012, com o nome de Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, mas ficou nacionalmente conhecido  somente como Chico Anysio. O humorista criou mais de 200 personagens em  65 anos de carreira, ficando para sempre marcado na história do Brasil. Além de humorista, Chico Anysio também foi ator, dublador, escritor, compositor e pintor.  E um dos seus maiores trabalhos e também um  dos programas que abriram as portas da televisão para os quadros de humor,  foi o Chico City.

O Inicio de Chico City


O programa humorístico ficou  no ar de 1972 a 1980 na Rede Globo, e  se resumia em reunir  os seus grandes personagens (criado até a época)  em uma fictícia cidade do interior do sertão nordestino.  De certa forma,  Chico aproveitou o então sucesso da novela O Bem Amado para criar o programa, que consistia em reviver os acontecimentos reais, mas em tom de comédia e paródia. Sendo que, ao passar as temporadas, o lugar aonde se servia de  fundo para as histórias  também passa por modificações e se  transforma em uma grande cidade.

Personagens de Chico Anysio em Chico City


Além do Chico,  o programa contava com diversos outros grandes atores do  humor, mas a grande atração, sem dúvida,  eram todos os personagens criados pelo  humorista, entre eles o inesquecível  Professor Raimundo Nonato, o locutor Roberval Taylor, o pão-duro Gastão Franco, o velho ranzinza Popó, o conquistador Bozó, o jogador de futebol Coalhada, o craque Meinha, o falso paranormal Divino, o sambista sem talento Zé Tamborim, e Baiano, que era sátira ao cantor Caetano Veloso.  Mas, pode-se afirmar que  os maiores sucessos foram o apresentador de  televisão Alberto Roberto, Canavieira que era  um político populista, Salomé, uma senhora que era ex-professora do presidente João Figueiredo, os pais de santo Velho Zuza e Painho e o coronel Pantaleão.



Os personagens de Chico Anysio sempre  foram   reais e parecidos com  as pessoas comuns e esse foi o grande segredo para o seu enorme sucesso. Chico teria  ainda na mesma emissora,  diversos outros programas como Chico Total, Estados Anysios de Chico City, O Belo e as Feras, Escolinha do Professor Raymundo e o  Chico Anysio Show.

Vamos rever a abertura original:



Nenhum comentário