Viva os Anos 70

Novidades

A Politica nessa Década # 01 - A Politica no Brasil e no mundo no ano de 1970

 A Politica pelo mundo em 1970, tem alguns destaque que merece ser lembrado, como diversos sequestro de grupos que era contra a ditadura militar.


O Tratado de não proliferação de armas nucleares


No dia 5 de Março, quando entrou em vigor, o Tratado de não proliferação de armas nucleares (TNP) que é um acordo entre Estados soberanos assinado em 1968, mas vigorando a partir de 5 de março de 1970. Atualmente conta com a adesão de 189 países, cinco dos quais reconhecem ser detentores de armas nucleares: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China — que são também os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. A Coreia do Norte saiu desse pacto em 2003. No Brasil, o então presidente Fernando Henrique Cardoso, já no final de sua primeira gestão, decidiu assinar o acordo em 1998. 


O Cônsul do Japão Nobuo Okushi é sequestrado


No dia 11 de Março, o cônsul do Japão, Nobuo Okushi é sequestrado em São Paulo pelo grupo guerrilheiro Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) sendo trocado por 5 presos políticos. O cônsul é libertado quatro dias depois.

Foi o primeiro sequestro realizado pela VPR, que nesse período era comandada pelo ex-capitão Carlos Lamarca. Já a ação foi comandada por Ladislau Dowbor e Eduardo Collen Leite, o Bacuri. O grupo exigiu a libertação de cinco presos políticos, que deveriam ser enviados para o México.



O embaixador da Alemanha Ocidental Ehrenfried Von Holleben é sequestrado 


Já no dia 11 de Junho foi a vez do embaixador da Alemanha Ocidental Ehrenfried Von Holleben ser sequestrado no Rio de Janeiro pelos grupos guerrilheiros Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) e Ação Libertadora Nacional (ALN). O embaixador foi trocado por 40 presos políticos enviados para a Argélia. O Embaixador foi libertado 23 horas depois dos presos chegarem a Argélia.

Cerca de metade dos militantes libertados pertenciam à VPR; os demais à ALN, ao PCBR e ao MR-8 – inclusive Vera Sílvia Magalhães, que nem sequer podia caminhar devido às sequelas das torturas. A ação ocorreu durante o período da Copa do Mundo, disputada no México, que atraía a atenção dos brasileiros.

Embora o sequestro passasse a impressão de que a guerrilha urbana seguia forte, a situação das organizações da luta armada era dramática. A VPR, idealizadora do plano, tinha tão poucos militantes que para realizar a ação teve de pedir ajuda à ALN, que colaborou com dinheiro, armas e quadros. A situação da VPR era tão precária que, confirmada a chegada dos companheiros a Argel, não havia carro para conduzir o embaixador ao local onde ele seria libertado. A Kombi reservada para a missão tinha sido rebocada por estacionamento em local proibido. A libertação teve de esperar 24 horas, à espera de um fusca. Ao se despedir dos sequestradores, Von Holleben afirmou: “Pensei que vocês fossem mais organizados”.


O cônsul brasileiro em Montevidéu, Aloysio Marés Dias Gomide foi sequestrado.


No dia 31 de julho O cônsul brasileiro em Montevidéu, Aloysio Marés Dias Gomide, foi sequestrado na capital uruguaia, por integrantes da guerrilha urbana Tupamaros, que se apresentaram em sua casa como empregados da companhia telefônica.



Salvador Allende é eleito Presidente do Chile


No dia 4 de Setembro, Salvador Allende da Unidade Popular, conquista a maioria dos votos na eleição presidencial chilena, tornando-se assim o primeiro chefe de estado marxista eleito democraticamente do mundo.

Fundador do Partido Socialista local, governou seu país de 1970 a 1973, quando foi deposto por um golpe de estado liderado por seu chefe das Forças Armadas, o general Augusto Pinochet.



O Embaixador da Suíça Giovanni Bucher foi sequestrado


No dia 7 de Dezembro, o grupo guerrilheiro Vanguarda Popular Revolucionária toca o terror mais uma vez e agora é o Embaixador da Suíça Giovanni Bucher que é sequestrado no Rio de Janeiro. O embaixador foi trocado por 70 presos políticos enviados ao Chile.




Por Junior Solid

Nenhum comentário