Viva os Anos 70

Novidades

Programa Flávio Cavalcanti: Ousadia e Sensacionalismo


Programas de entretenimento sempre derem muito certo. E na década de 70 e 80 não foi diferente. O programa Flávio Cavalcanti apresentado pelo jornalista Flávio Cavalcanti foi um dos primeiros a utilizar o canal da Embratel.



Quem é desta época vai lembrar os domingos a noite em que se sentava com toda a família para assistir a um programa que sempre apresentava uma polêmica ou discussão. Logo no início uma voz em off anunciava:

 “Entra no ar via Embratel para todo o Brasil, pela Rede Tupi de Televisão, o Programa Flávio Cavalcanti”.

Até hoje o jornalista Flávio Cavalcanti é lembrado pelo seu humor sensacionalista e ousadia que fazia em seus programas. Foi ele também um dos primeiros apresentadores a compor um corpo de jurados em um programa, o que logo depois outros programas de TV adotaram.

Como surgiu?


Programa Flávio Cavalcanti: Ousadia e Sensacionalismo
O apresentador e jornalista Flávio Cavalcanti passou pelas emissoras TV Tupi, Record e SBT. Foi com o programa que levava seu próprio nome que o apresentador conseguiu levantar a audiência de um dos programas mais vistos da TV brasileira.

O programa Flávio Cavalcanti estreou no dia 11 de março de 1973 e era ao vivo. Exibido pele TV Tupi aos domingos à noite, o programa concorria diretamente com a TV Globo que estava ao ar com o programa Fantástico.

Logo de início, era possível ver que o apresentador sempre mostrava matérias cheias de sensacionalismo como a de um homem inválido que chegou a emprestar a mulher para o vizinho. Logo na época de ditadura militar, o programa chegou a ser censurando por trinta dias.

Homem que emprestou mulher a vizinho
Depois retornou com o programa totalmente reformulado. Só que não foi a mesma coisa. Alguns anos após em 1976 saiu da TV Tupi e foi para TVS de Silvio Santos. Depois em 1982 na TV Band e posteriormente encerrando a sua carreira em 1983 na SBT onde permaneceu até morrer no dia 26/05/1986.

Muito do formato de programas atuais de hoje tem alguma coisa do Programa de Flávio Cavalcanti. Ele foi ícone, inspiração para muita gente. Ousou tanto que até hoje é lembrado com um dos melhores programas da TV brasileira.

Curiosidades


  •  Na década de 70, na TV Tupi o faturamento comercial do programa de Flávio Cavalcanti representava um terço;
  • Em quadros dentro do programa Flávio Cavalcanti escutava músicas e chegava a quebrar os discos. Um dos discos de Caetano Veloso foi quebrado ao vivo;
  • Sua fala “Nossos comerciais, por favor”, logo se tornou uma identidade de Flávio Cavalcanti, além de suas expressões, o que fez muita gente odiar ou amar o jornalista;

Roberto Carlos no Programa Flavio Cavalcanti (1973) Tv Rio.




Programa ''Flavio Cavalcante, A Grande Chance'' CEDOC Tv Tupi




Flavio Cavalcanti 01 - Emílio Santiago em 1973





Um comentário:

  1. Cheguei a assistir seu programa ao vivo na antiga TV Tupi em São Paulo. Gostava dele, um grande comunicador.

    ResponderExcluir